“Imprescindível”, a história de Jair Krischke e seus companheiros no MJDH

translate

Jair Krischke e Milton Cougo (de costas) durante a gravação de uma tomada do documentário. Crédito: Itamar Aguiar

Por Marcos Martinelli*

O documentário IMPRESCINDÍVEL, direção Milton Cougo, Roteiro Marco Villalobos e Milton Cougo, Produtora Chuva Filmes, de 32min., foi gravado em Porto Alegre e Montevideu, conta a história de Jair Krischke e seus companheiros no MJDH, Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Quando o cone sul da América Latina foi coberto pelas sombras do fascismo, um grupo de homens e mulheres defensores da liberdade e dos direitos humanos foi a última esperança para os perseguidos políticos. 

Em Porto Alegre, o MJDH foi imprescindível para que mais de duas mil vidas fossem preservadas; vidas que tem em comum o compartilhamento de um lutador pela vida: Jair Krischke, o Imprescindível.

Com direção de Milton Cougo e roteiro assinado por Marco Villalobos e Cougo, o documentário “Imprescindível” retrata a trajetória de Jair Krischke, uma das figuras centrais na luta pelos direitos humanos na América Latina. O filme resgata em detalhes surpreendentes a atuação do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) durante os anos mais sombrios das ditaduras no Cone Sul.

A produção lança luz sobre o papel vital de Krischke e seus companheiros, que, mesmo sob risco constante, foram responsáveis por salvar tantas vidas de cidadãos perseguidos por regimes autoritários. Com sensibilidade e precisão, o documentário não apenas narra fatos históricos, mas também apresenta o lado humano da resistência, destacando o compromisso incansável de com a justiça e a liberdade.

“Imprescindível” é mais do que uma homenagem, é uma lembrança da coragem e da solidariedade naqueles tempos de escuridão. Ao resgatar a atuação do MJDH, o filme destaca o lugar de Krischke como uma figura imprescindível na história dos direitos humanos no continente latino-americano.

*Marcos Martinelli é jornalista

Foto da capa: Jair Krischke e Milton Cougo (de costas) em Montevidéu, durante a gravação de uma das tomadas do documentário. Crédito: Itamar Aguiar

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Respostas de 6

  1. Fabuloso el reportage. Contar la vida de este luchador incansable de los derechos humanos es imprescindible. Es un ejemplo a seguir, sobretodo por las nuevas generaciones. El terrorismo de Estado no puede volver. No hay que bajar la guardia!
    Gracias
    Amelia Barrera

  2. Maravilhosa homenagem ao querido amigo Dr Jair Krischke!
    Muito obrigado aos senhores Itamar Aguiar, Milton Cougo e Marco Villalobos por compartilhar estes documentos tão importantes que registram a história de um Grande Homem imprescindível!
    Creiam vocês que a atividade que estão desempenhando espontânea e desinteresadamente também os tornam Imprescindíveis.
    Agradeço e muito me honra a amizade de vocês.
    Gracias compañeros!!!

  3. Imprescindível lembrarmos do passado, presente na consciência imprescindível do mestre Jair. Gracias a la vida que nos deu lutadores como ele. Como disse o poeta, os que lutam toda a vida, estes são os imprescindíveis.
    Pedro Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático