Vacina bivalente contra covid-19 começa a ser aplicada nesta segunda-feira

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Frasco da vacina 100% nacional contra a covid-19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplica nesta segunda-feira, 27, em todo o Brasil. O Ministério da Saúde dividiu o calendário de aplicação em quatro fases. Ao todo, são 54 milhões de pessoas aptas a receber a dose. A meta é vacinar 90% do público alvo.

  • Fase 1 (a partir de hoje, 27/02): Pessoas acima de 70 anos; pacientes imunossuprimidos a partir de 12 anos; pessoas vivendo em ILPs (instituições de longa permanência) e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2 (a partir de 06/03): Pessoas de 60 a 69 anos;
  • Fase 3 (a partir de 20/03): Gestantes e puérperas;
  • Fase 4 (a partir de 17/04): Profissionais da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

O imunizante é feito pelo farmacêutica Pfizer e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Para receber a dose bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses.

Ainda não há previsão da aplicação para quem está fora dos grupos prioritários. Para estas pessoas, o governo reforça a campanha de vacinação a partir dos 12 anos com as outras vacinas.


Com informações do g1 e do UOL.

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress