STF retoma julgamento do marco temporal; ASSISTA

translate

julgamento do marco temporal no stf Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O julgamento da tese do marco temporal volta ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 20. Seis ministros já votaram no início deste mês, formando um placar de 4 a 2 para refutar a tese. Na sessão reservada para a tarde de hoje, cinco ministros irão defender seus posicionamentos.

Até o momento, o marco temporal foi defendido apenas pelos ministros André Mendonça e Nunes Marques. Os ministros Edson Fachin (relator da ação), Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso se posicionaram contrários. Votam na sessão desta quarta-feira: Gilmar Mendes, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

A tese do Marco Temporal pretende estabelecer que os indígenas somente têm  direito às terras que já ocupavam ou que já disputavam quando a Constituição de 1988 foi promulgada. Em oposição, existe a teoria do indigenato, que estabelece que o direito dos indígenas sobre as terras é anterior à criação do Estado.

Acompanhe a votação a partir das 14h: 

https://www.youtube.com/watch?v=JwvHmmFadQA&ab_channel=STF


Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático