Lula volta a criticar taxa de juros

translate

Rio de Janeiro (RJ), 23.03.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visita o Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No local está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha do Brasil, o ProSub. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou mais uma vez a alta taxa de juros no país. Após comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) manter a taxa básica, Selic, em 13,75%, Lula e a equipe econômica do governo mostraram descontentamento.

“Eu digo todo dia, não tem explicação para nenhum ser humano no planeta terra a taxa de juros no Brasil estar a 13,75%. Não existe explicação, então, como presidente da República, eu não posso ficar discutindo cada relatório do Copom. Não posso. Eles paguem o preço pelo que estão fazendo. A história julgará cada um de nós. A única coisa que eu sei é que a economia brasileira tem que crescer. Nós precisamos gerar emprego. O emprego é a única coisa que garante tranquilidade. Se seu pai trabalha, sua mãe trabalha, se você trabalha, todo mundo ganha um pouco, a economia volta a crescer. É esse país que eu quero construir e é esse país que vamos construir”, declarou o presidente.

A declaração de Lula foi feita nesta quinta-feira, 23, durante visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Na noite de quarta-feira, 22, quando saiu o relatório, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também expressou seu posicionamento. “Eu considerei o comunicado preocupante, muito preocupante, porque hoje divulgamos relatório bimestral mostrando que nossas projeções de janeiro estão se confirmando sobre as contas públicas”, afirmou o ministro.

“Em momento em que a economia está retraindo e que o crédito está com problema para empresas e famílias, o Copom chega a sinalizar até a possibilidade de uma subida da taxa de juros, que já é hoje a mais alta do mundo. Lemos com muita atenção, mas achamos que realmente o comunicado preocupa bastante”, completou Haddad.

A taxa de juros em 13,75% também foi criticada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e pelo também deputado Guilherme Boulos (Psol-SP).


Com informações da Agência Brasil e do Jornal GGN.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático