Lançamento de livro e painel marcam edição do Prêmio de Jornalismo em Direitos Humanos

translate

2025-capa-quandoanoticiapodesalvarvidas-quatrodecadasdopremiodireitoshumanosoab-rsmjdh-162x230mm-1082x1536

Por JORNAL JÁ*

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) lança hoje, às 19 horas, o livro Quando a notícia pode salvar vidas – Quatro décadas do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com um painel com osjornalistas Elmar Bones (editor do livro), Itamar Aguiar (repórter fotográfico), Fábio Canatta (professor de Jornalismo), Nilson Mariano (mestre em História e escritor) e Tatiana Sager (pós-graduada em Economia Social e diretora da Panda Filmes e Falange Produções).

O livro relata um caso exemplar de simbiose entre Direitos Humanos e Jornalismo: a história de um certame jornalístico que, sem oferecer qualquer prêmio em dinheiro, tornou-se um dos mais concorridos do país, com inscrições inclusive do exterior.

Criado para estimular nas redações a abordagem de temas de Direitos Humanos, fortaleceu as atividades dos seus defensores e enriqueceu a pauta dos jornalistas. O material recolhido nas inscrições ao Prêmio é um acervo impressionante sobre a evolução da luta pelos Direitos Humanos.

O Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo foi criado em 1984 pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos em parceria com a seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, que também custeou a pesquisa e a produção deste livro, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do RS.

O leitor encontrará um breve histórico da evolução dos Direitos Humanos, da trajetória do MJDH e do Prêmio. Estão registrados os nomes dos jornalistas premiados de 1984 a 2023 e os títulos desses trabalhos. Um memorial com as reportagens, fotos, acesso aos áudios e vídeos está sendo construído.

SERVIÇO

Lançamento do livro Quando a notícia pode salvar vidas – Quatro décadas do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Jornal JÁ Editora/MJDH, 2025

Dia 5 de maio, a partir das 19 horas

No espaço OAB/Cubo: Rua Manoelito de Ornellas, nº 55 – Térreo, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre/RS.


lustração de capa: Reprodução

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático