Em 2025, todas as mortes por gripe e Covid em Porto Alegre foram de pessoas não vacinadas

translate

Design sem nome (79)

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre divulgou nesta terça-feira, 27, atualização de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de atendimentos por doenças respiratórias em unidades de saúde e serviços de Pronto Atendimento na cidade em 2025. Os dados são apresentados por semana epidemiológica, desde a SE 1 até a SE 21 (de 29/12/2024 até 24/5/2025) e mostram que o número de casos e a demanda pelos serviços é crescente a partir do início de abril. Durante a Operação Inverno, que começou na segunda semana de maio, o informativo terá periodicidade quinzenal. 

Um dos gráficos apresenta os óbitos por Covid-19 e Influenza e a relação com o histórico de vacinação das pessoas falecidas; três pessoas morreram por causa da influenza e seis por Covid. As nove pessoas não se vacinaram contra gripe nem contra Covid-19. 

Os casos de SRAG dizem respeito a pessoas internadas. No período, foram 1.183 casos notificados, sendo 719 de pessoas residentes em Porto Alegre. Sobre a faixa etária das pessoas com SRAG, há predomínio em bebês e crianças menores de 5 anos e pessoas com mais de 60 anos. Dos 719 casos analisados, 507 evoluíram para cura, 45 faleceram em decorrência da SRAG e seis evoluíram para óbito por outras causas. Seguem em investigação 161 casos. 

Para informações públicas sobre condições respiratórias em Porto Alegre, acesse o Boletim Informativo disponível no endereço indicadores.procempa.com.br/doencasrespiratoriaspoa

Diante do avanço da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Prefeitura de Porto Alegre declarou emergência em saúde pública no município no dia 16 de maio. A medida tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta da rede assistencial e evitar a desassistência da população mais vulnerável, especialmente crianças e idosos.


Matéria publicada originalmente pela Prefeitura de Porto Alegre.

Foto de capa: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático