Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência é aprovado no Senado e vai a sanção

translate

1_violencia_domestica_marcos_santos_usp-21339211

O Projeto de Lei (PL) n° 4.875/2020 que prevê pagamento de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica em situação vulnerável foi aprovado na quarta-feira, 16, no plenário do Senado Federal. O texto foi aprovado por votação simbólica, sem manifestações contrárias, e agora segue para a sanção do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O pagamento do auxílio tem duração de seis meses e atende mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. O valor será pago pelos estados, municípios ou Distrito Federal com recursos destinado à assistência social. Caberá ao juiz responsável pelo caso de violência doméstica determinar o pagamento do auxílio.

A proposta foi feita pela deputada Marina Santos (Solidariedade-PI) e recebeu um parecer favorável da relatora no Senado, Margareth Buzetti (PSD-MT). Para a relatora, o prazo de seis meses ilustra o caráter temporário da medida e delimita o impacto financeiro no orçamento.

“Trata-se de disposição que reforça a proteção conferida pela Lei Maria da Penha às vítimas para que, mediante tal auxílio, possam encontrar moradia e guarida adequadas quando se depararem com situações de ameaça, hostilidade e violência que tornem necessária a saída de seus lares”, declarou Buzetti.


Com informações da Agência Brasil.

Foto: Marcos Santos/USP.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático