Adão e Eva não receberam um manual de preservação da espécie

translate

Design sem nome (71)

Por EDELBERTO BEHS*

A evolução da humanidade, desde os seus primórdios a-históricos, deu-se em boa medida, até alcançar o século XXI, à base do empirismo, da experiência, na captação do mundo externo pelos sentidos, através da prática. Assim, a pedra foi transformada num instrumento cortante, usado como martelo, também como arma.  Na vivência cotidiana dos antepassados as descobertas foram criando materialidade, como o surgimento do fogo e a invenção da roda.

Mas como foi que constataram que para a continuação da espécie humana era preciso ter descendência? E que era pela cópula que filhos e filhas seriam gerados? Dispersos pelo jardim do Éden, não consta que Adão e Eva tivessem recebido do Criador um manual de conduta humana, de continuidade e preservação da espécie. Receberam, sim, a única ordem foi a proibição de comerem frutas da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Adão viu a Eva, nua antes da queda, com o corpo coberto por folhas depois da enganação da serpente – o que seria, segundo o Papa Francisco, a primeira fake news da humanidade – e teve uma ereção. Deve ter pensado: “O que é isso? O que está acontecendo comigo? O que faço agora?” Talvez Eva, recorrendo à percepção feminina, tenha se juntado ao corpo de Adão e explicado o que e como se faz. E fizeram, para gaudio da espécie! A cada dia passaram a brincar de pega-pega que terminava num enrosco sobre uma gramínea ou sob o tronco de uma árvore do paraíso.

Mas tiveram outras surpresas. Com o passar do tempo, a barriga da Eva dava sinais de crescimento. O que será que ela tinha ingerido para chegar nesse estágio? O tempo passava e o ventre ficava cada vez maior. Até chegar o momento do parto. E agora Adão, o que fazer? Que cordão é aquele que vem junto com quem está saindo do útero da Eva? Como separá-los? É preciso cortar, mas como?

Depois, que figura mais berrona, chorona, a Eva leva ao colo? E por que chora? Sente alguma dor, algum desconforto depois de deixar um lugar seguro, quentinho, habitado por nove meses e nascer para o desconhecido? Ou será fome? E alimentá-lo com o quê? Não dá para alimentar essa criatura que sequer dentadura tem com frutas, ervas, carnes… Só com líquido. Água resolve? Como foi que Eva descobriu que trazia leite no peito e que seria o alimento ideal para o recém-nascido?

Esse mundo dos primórdios não foi nada fácil. Nossos antepassados tiveram que fazer algumas descobertas para dar continuidade à espécie, o que nem sabiam como isso aconteceria, para encontrar um berço, um canto que pudesse ser chamado de lar, protegido de feras, cobras, mosquitos e outros insetos!

Será que foi assim mesmo ou estou elucubrando?


*Edelberto Behs é Jornalista, Coordenador do Curso de Jornalismo da Unisinos durante o período de 2003 a 2020. Foi editor assistente de Geral no Diário do Sul, de Porto Alegre, assessor de imprensa da IECLB, assessor de imprensa do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, em Porto Alegre, e editor do serviço em português da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC).

Foto de capa: IA

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Respostas de 5

  1. Deve ter sido mais ou menos assim, mas no coletivo. Adão e Eva devem ser pensados como COLETIVO. Quem sai a procurar os ossos de dois indivíduos não vai encontrá-los. Adão e Eva é uma lenda sobre o surgimento do ser humano s0bre a terra. Outros povos tem outras lendas de origem.

    1. O articulista esqueceu de Lilith a primeira esposa de Adão, insubmissa vivia as turras com Adão negando-se a fazer sexo com o esposo por de baixo. Daí foi expulsa do paraíso pelos antigos hebreus sendo o seu nome censurado do livro de Gênesis. Adão, Eva e Lilith são figuras míticas da religião mesopotâmica..

  2. Por isso, viva a “Cobra”! Porque sem ela, até hoje a humanidade estaria reduzida à Adão e Eva. Viva a Cobra!

  3. Li um capitulo daqueles apócrifos e lá dizia que depois do pecado os dois foram expulsos no paraíso e foram viver num lugar entranho. No fim do primeiro dia de exílio tudo escureceu. Adão e Eva passaram a noite toda apavorados pensando que o sol teria os abandonado.
    Pelo o que eu entendi: seriam eles alienígenas?

  4. E quando é como descobriram que poderiam matar os iguais? Poderiam até mesmo exterminar um coletivo de iguais! Como será que descobriram?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático