Urgente: Presidente do Peru acaba destituído e preso

translate

Imagem - reprodução do pronunciamento de Castillo. 

17h30

Horas após Pedro Castillo se pronunciar a respeito da decisão de dissolução do Congresso e convocação de novas eleições no Peru, como pode ser lido nesta matéria da RED,  o então presidente teve sua destituição aprovada pelo Congresso na tarde desta quarta-feira, 7. A Polícia Federal peruana, chamando Castillo de ex-presidente, ainda informou que o político foi detido.

O Legislativo do país ignorou a ordem de dissolução e aprovou a moção de vacância do político populista, e convocou a vice, Dina Boluarte, para tomar posse como presidente ainda nesta tarde. A moção, uma espécie de impeachment, foi aprovada com 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções – eram necessários 87 votos para a aprovação.

A dissolução do Congresso é um instrumento válido no sistema peruano. Castillo, que já passou por duas tentativas de destituição, tentou se antecipar à sessão marcada para esta quarta em que Parlamento analisaria um terceiro pedido.

Segundo Castillo, em seu pronunciamento, a medida anunciada foi tomada pensando em restabelecer o Estado de Direito e a democracia. Considerada autoritária pela imprensa e oposição, ainda que possua embasamento constitucional no Peru, ela já foi tomada por alguns presidentes em ocasiões anteriores no país.

Desde o início da gestão, em meados de 2021, o líder d esquerda tem dificuldades para governar e formar alianças no Congresso, sendo alvo de denúncias nunca comprovadas. Segundo o Instituto de Estudos Peruanos, Castillo tem hoje 28% de popularidade, mas a mesma pesquisa aponta que mais de 80% da população está insatisfeita com o Congresso.


Com informações da Folha de São Paulo.

Imagem – reprodução do pronunciamento de Castillo.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático