Pedro Castillo dissolve Congresso e convoca eleições no Peru

translate

Em pronunciamento na TV, Castillo, que sofre tentativa de derrubada pelo congresso, afirmou ter tomado a decisão ‘para restabelecer estado democrático de direito’.

O presidente do Peru, Pedro Castillo, instituiu nesta quarta-feira (7) um “governo de exceção no país”, anunciou a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições. Ele ainda decretou estado de emergência e toque de recolher em todo o país.

Em seu pronunciamento na TV aberta, Castillo disse ter tomado a decisão de estabelecer “governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia”, e anunciou as seguintes medidas:

  • Dissolver “temporariamente” o Congresso
  • Instaurar governo de emergência excepcional
  • Convocar eleições para um novo Congresso
  • Elaborar de uma nova Constituição em até nove meses
  • Estabelecer governo temporário de exceção
  • Toque de recolher entre 22h e 04h
  • Exigir devolução ao Estado de armas ilegais, sob pena de prisão
  • Reestruturar o sistema de judicial, incluindo o Poder Judicial, o Ministério Público, a Junta Nacional de Justiça e o Tribunal Constitucional.

O Peru conta com um sistema político diferente da maioria dos países da América Latina, e a dissolução do Congresso é uma prática permitida pela Constituição do país, recurso utilizado em outras vezes em sua história.

Abertura de novo processo de impeachment

Na semana passada, foi aprovada a abertura de um processo de impeachment contra Castillo, que é acusado pela oposição de “incapacidade moral” para ocupar o cargo. Esta é a terceira tentativa do congresso de derrubar o líder de esquerda desde que assumiu em 2021.


Com informações do g1.

Foto de Pedro Castillo a cavalo para comemoração de aniversário da independência de Cangallo – Fotos Públicas/Presidência do Peru.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático