Por RODRIGO R. BARBOSA*
Quando o futuro começa nos municípios.
Enquanto parte da política nacional insiste em debates abstratos, Brasília segue distante da vida real que pulsa nos 5.570 municípios brasileiros. Ali, onde o asfalto encontra a terra, onde as vocações produtivas florescem e as comunidades se organizam, está a verdadeira força motriz do país.
É nas cidades que o Brasil vive. É nas cidades que o Brasil trabalha. É nas cidades que o Brasil resiste.
Por isso, a Tribuna da Imprensa lança o projeto “Panorama Tribuna da Imprensa — Super Trunfos do Novo Brasil”, uma jornada nacional para identificar, fortalecer e dar visibilidade aos municípios que serão protagonistas da reconstrução produtiva, humana e inovadora do país.
Super Trunfos: os municípios que puxarão o Brasil para frente
O nome é lúdico, mas a estratégia é séria. Selecionamos inicialmente 64 municípios brasileiros que, por suas características geográficas, produtivas, culturais e sociais, têm capacidade natural de se tornarem polos de aglutinação de ecossistemas de produção e inovação, irradiando desenvolvimento para um raio de até 70 quilômetros ao seu redor.
Esses municípios serão palco de uma série de encontros presenciais, coordenados pela Tribuna da Imprensa, com o objetivo de mobilizar a sociedade local, estimular o planejamento colaborativo e revelar novas lideranças genuínas — pessoas que conhecem seu território, suas dores, suas soluções.
Uma metodologia pensada para o Brasil real
Os eventos, chamados PANORAMA TRIBUNA DA IMPRENSA, terão um formato simples, acessível, com foco no protagonismo das comunidades:
- Manhã — De onde viemos?
Resgate das origens e dos pontos de tensão históricos do município. - Almoço de relacionamentos, abrindo espaço de integração e articulação espontânea.
- Tarde — Painéis de solução local
Com mediação profissional, a cidade debate e propõe caminhos em três eixos: Desenvolvimento Humano, Infraestrutura e Planejamento Econômico. - Encerramento com premiações e festa local, celebrando quem faz: professores, profissionais da saúde, da segurança pública, bombeiros, agricultores, empreendedores, artistas, jovens e demais destaques que fazem a diferença.
Sem discursos prontos. Sem palanques. Sem filtros ideológicos. Apenas o Brasil real, discutindo o Brasil possível.
Muito além de encontros: o nascimento de um novo protagonismo territorial
Mais que encontros, esses momentos servirão como catalisadores de uma nova geração de lideranças locais, que poderão, a partir de sua legitimidade comunitária, ocupar espaços mais amplos na política, na economia e na sociedade.
Ao dar voz aos territórios, as vozes surgirão naturalmente, prontas para ocupar os espaços com independência, que ainda hoje as velhas estruturas de poder inibam novas propostas e iniciativas.
Alguns dos Super Trunfos do Novo Brasil
O Brasil é imenso em território, riquezas e vocações. Para dar início a essa jornada, a Tribuna da Imprensa propõe a partir de uma seleção inicial de municípios que já demonstram capacidade de aglutinação produtiva, inovação e articulação regional.
Esses Super Trunfos têm o potencial de irradiar desenvolvimento em seus territórios e simbolizar a força de um Brasil que se levanta das suas cidades:
- Sant’Ana do Livramento (RS) — Polo de integração binacional e centro logístico estratégico para o Mercosul, com destaque à produção de proteína vermelha “premium”.
- Região dos Lagos e Leste fluminense(RJ) — Conhecida como a “Toscana Tropical Brasileira”, potencial para integração agroindustrial, turismo sustentável e produtos com indicações geográficas.
- Varre-Sai (RJ) e Noroeste Fluminense — Emergente centro de beneficiamento e excelência cafeeira.
- Municípios do Tocantins — Com capacidade de estruturar o circuito mineral-ferroso, fornecendo trilhos ferroviários e contribuindo para a verticalização da indústria metal-mecânica brasileira.
- Litoral Nordestino — Com vocação para a indústria pesqueira, carcinicultura, polos de construção naval e valorização da cultura marítima como vetor de economia azul.
Esses são apenas alguns exemplos de um Brasil latente e vigoroso, que espera ser articulado, fortalecido e reconhecido como protagonista de sua própria história.
Convite ao Brasil que quer se reconstruir de baixo para cima
Em nome da Tribuna da Imprensa, convido municípios, entidades locais, empresas, cooperativas, educadores, profissionais de saúde, agro, cultura e inovação a se engajarem nesse movimento.
Os interessados em conhecer mais sobre o projeto Panorama Tribuna da Imprensa — Super Trunfos do Novo Brasil podem entrar em contato pelo e-mail: supertrunfos@tribuna.com.br
O futuro não virá de Brasília. O futuro já começou. E toma vulto a cada município brasileiro que decide
Foto de capa: Reprodução
Respostas de 3
Excelente iniciativa, afinal se é no município que as coisas acontecem, está mais que na hora dos governos municipal, estadual e federal prover incentivos aos que que querem empreender em negócios locais visando reduzir custos de toda ordem, quanto a logística de transporte de bens, serviços e de pessoas. Seria o melhor dos mundos se tudo que o ser humano precisasse fosse fornecido próximo do seu local de residência: Cultura, esporte. Educacao, saude e produção de alimentos livre de agrotóxicos e serviços em geral.
NAO, NAO GOSTEI.
O AUTOR, NA MINHA MODESTA OPINIAO, PRECISA CONHECER MELHOR O BRASIL E O POTENCIAL DE SUAS REGIOES.
Ainda que não se fale sobre o assunto, foi no primeiro governo Lula que se organizou primeiro encontro Nacional com os novos prefeitos eleitos, com o intuito de apresentar o governo federal e suas estruturas, aos novos Prefeitos eleitos, o primeiro encontro teve um público comparecente de aproximadamente 20 mil pessoas em Brasília, nas seguintes eleições continuariam estes encontros, com modificações práticas nos atendimentos. Obviamente éstos encontros não foram feitos no período do governo anterior, e sendo retomados agora no terceiro governo Lula.