Da REDAÇÃO DA RED
Almir Garnier, Anderson Torres e Augusto Heleno compõem a segunda rodada de depoimentos do “núcleo 2” da tentativa de golpe
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (10) os depoimentos do chamado “núcleo 1” da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. Os interrogatórios da semana começam com dois dos principais generais da ativa e da reserva que compuseram o alto escalão das Forças Armadas no governo Bolsonaro: Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno, (ex-ministro do GSI).
Segundo as investigações da Polícia Federal, ambos participaram ativamente das articulações que visavam impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023. Garnier teria se comprometido a colocar tropas navais à disposição do plano golpista.
As oitivas ocorrem no âmbito da denúncia aceita pela Primeira Turma do STF, que reúne oito integrantes acusados de liderar ou viabilizar a conspiração golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, que prestará depoimento na próxima quinta-feira (12).
O julgamento do “núcleo 1” será determinante para os rumos da responsabilização do ex-presidente, que encerra a semana de depoimentos e poderá ser confrontado diretamente com provas já anexadas à ação penal, incluindo a chamada “minuta do golpe” e registros de reuniões com militares.
A Rede Estação Democracia fará a cobertura completa dos depoimentos, com transmissões em tempo real, análises e comentários.
- A notícia foi atualizada para corrigir informações. A lista de depoentes do dia estava errada.
Acompanhe ao vivo pelo canal oficial do STF no YouTube:
Ilustração da capa: Almir Garnier, Anderson Torres e Augusto Heleno – Imagem gerada por IA – ChatGPT
Uma resposta
Salvo melhor juízo é a frase mais “não sei o que dizer e tô inventando, qqer um pode dizer outra coisa e eu apoio” de militares que eu conheço.