Petrobras informa que irá analisar suas políticas de preço

translate

Rio de Janeiro - Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em comunicado publicado no domingo, 14, a Petrobras informou que alterações nas políticas de preço do diesel e da gasolina serão analisados no início da semana. As discussões a serem feitas pela Diretoria Exclusiva podem resultar em “uma nova estratégia comercial”.

“Nesse sentido, a Companhia esclarece que eventuais mudanças estarão pautadas em estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, informou a nota.

Atualmente, a política de preços é feita a partir da Preço de Paridade de Importação (PPI) que calcula o valor do combustível em dólar como se fossem 100% importados, considerando custos de transporte e taxas de importação que não existem. Além disso, a valorização do barril do petróleo no mercado internacional e/ou do dólar geram reajustes nos preços dentro do país.

A informação sobre a revisão da política foi adiantada pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, na sexta-feira, 12. Em entrevista coletiva, ele afirmou que a Petrobras irá buscar um equilíbrio entre o mercado internacional e a competitividade dentro do Brasil.

“Não precisamos voltar ao tempo em que não houve nenhum reajuste no ano inteiro. Em 2006 e em 2007 aconteceu isso. E também não precisamos viver dentro da maratona de 118 reajustes para um único combustível, como foi em 2017, o que levou à crise enorme da greve dos caminhoneiros”, explicou Prates.

“Antes [com o PPI], a Petrobras estava abdicando das vantagens nacionais que possui. Nós temos, por exemplo, refinarias ao lado do nosso cliente principal. Tudo isso faz parte de um modelo de preço empresarial e nós o apresentaremos melhor na semana que vem” completou.


Com informações do g1 e do Brasil de Fato.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático