Nota de solidariedade à Ministra Marina Silva

translate

Ministra do Meio Ambiente Marina Silva  - Foto: Ricardo Stuckert

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito manifesta seu firme repúdio ao desrespeito de membros da Comissão de Infraestrutura do Senado com a ministra Marina Silva, no dia 27/05/2025.

Marina Silva, que integra um governo democraticamente eleito pelo povo brasileiro, merece, na condição de ministra desse governo, o respeito de todos os parlamentares. Ocorreu, no entanto, o contrário na Comissão de Infraestrutura, onde recebeu ataques misóginos e racistas.

Rechaçamos de forma veemente a posição do senador Plínio Valério (PSDB), que afirmou não respeitar Marina Silva em sua condição de ministra, o que a levou a se retirar da comissão de que participava como convidada. O senador, em evento anterior na Fecomércio do Amazonas, já havia declarado ter vontade de ‘enforcar’ Marina Silva por sua postura em defesa de organizações não governamentais.

Rechaçamos também a posição autoritária e desrespeitosa do senador Marcos Rogério (PL), coordenador da comissão, que, além de silenciar o microfone da ministra enquanto ela se manifestava, ordenou-lhe “se ponha no teu lugar” (sic).

Esse comportamento não apenas afronta a ministra enquanto membro de um governo legitimamente eleito, mas revela um desprezo inaceitável pelo debate democrático e pela igualdade de gênero e raça, ultrapassando todos os limites do respeito, do decoro parlamentar e da civilidade no debate público.

É inaceitável que uma autoridade pública, reconhecida nacional e internacionalmente por sua trajetória em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, seja alvo de violência política, com ofensas que atacam sua condição de mulher e sua identidade racial.

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito reafirma seu compromisso com a democracia, o respeito à diversidade e o combate a todas as formas de preconceito e agressão política de gênero e raça. Reafirmamos nossa solidariedade à ministra Marina Silva e conclamamos todas as forças democráticas a repudiarem veementemente tais ataques que ameaçam a integridade do debate público e os valores fundamentais da República.

Porto Alegre, 28 de maio de 2025

Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Respostas de 20

    1. Mariana Silva, uma Grande Mulher de Luta na Vida Toda. Não vamos calar diante de qualquer injustiça, temos que combater em todos os espaços a xenofobia e os fascistas.
      Forças Marina, Vc nos representa.

  1. Marina Silva tem todo o meu respeito!
    Eu assisti , em BSB, a uma palestra sua, quando ministra no primeiro governo LULA, questionando o projeto de transposição do Rio São Francisco e, ao final da palestra, disse Marina que lhe cabia apresentar os argumentos contrários mas, como bom soldado, respeitaria qualquer que fosse a decisão do Presidente Lula.

  2. Minha solidariedade e apoio à Senadora Marina Silva. Não podemos tolerar quaisquer tipos de violência contra as mulheres.

  3. Inaceitável o que presenciamos com a ministra Marina Silva. Uma pessoa competente, séria e tem uma trajetória de respeito dentro do ambiente. Temos que agradecer o fato dela ter aceito o encargo de ministra do meio ambiente.

  4. Todo meu apoio a nossa Grande Marina Silva, hoje Ministra do meio ambiente. Antes de tudo mulher, guerreira das lutas sociais e ambientais

  5. Inadmissível os negacionistas tentarem calar àquela que defende a soberania do nosso meio ambiente. Marina não baixei a guarda para os mercenários do congresso.

    1. Apoio irrestrito a Marina

      Miseráveis invejosos.
      Eles são invejosos,sabem do prestígio e reconhecimento nacionalmente e internacionalmente que Marina, sabem que nunca alcançarão tal prestígio com essa magnitude.

      Fizeram com Marina, o que queriam fazer com Lula, dando golpe.

      Espero que as instituições apliquem o corretivo em conformidade com as leis brasileiras e o povo brasileiro os derrotem nas urnas nas próximas eleições.
      Viva Marina!
      Viva LULA.
      Não aos intolerantes, lobistas do grande capital, com intenções, do vale tudo para arrebentar o correto e os amigos dos menos favorecidos.

  6. Viva Marina Silva!
    Sua trajetória é sua. Ela é reconhecida e todos nós sabemos disso.
    Ms os pobres de alma, de espírito não conseguem aceitar, que não é cada um deles que é homenageado e respeitado em fóruns internacionais e não mereçam sua admiração sincera.

  7. Reverbero os apontamentos que repudiam a falta de educação, a falta de maturidade, a falta de respeito e, principalmente a falta de conhecimento dos parlamentares em seus ataques à Marina. Sinto, cada vez maior preocupação, com o número crescente de “analfabetos” que, só pelo cargo, deveriam proporcionar debates e atitudes civilizadas sobre nossa realidade.

  8. O que aconteceu com a Marina mostra a cara da composição do Congresso. Há o lado forte da misoginia, da força ignorante, preconceituosa, soberba e classista desses senadores. Qual a frase emblemática disto tudo? A asquerosa “ponha-se no seu lugar”. Esta frase é irmã da não menos nojenta “você sabe com quem está falando?”
    Quando será que vamos acordar deste pesadelo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático