Moraes manda Abin e PM-DF entregarem novos documentos sobre atos golpistas

translate

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) entreguem novos documentos para inquérito que apura a omissão de autoridades no dia 08 de janeiro.

Segundo o UOL, entre os documentos solicitados estão os relatórios de inteligência produzidos pela Abin e pela PM-DF nos dias anteriores aos atos, para saber se os órgãos de segurança estavam suficientemente informados a respeito das ações dos golpistas.

A partir deles, o STF vai aprofundar as investigações sobre a omissão dos integrantes em postos de comando da PM no planejamento e na execução da segurança, e a responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na preparação do efetivo no dia 08 de janeiro.

Documentos solicitados

Abin e Senado Federal: Cópia dos relatórios de inteligência recebidos pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Senado sobre possíveis ocorrências de ações violentas durante o mês de janeiro.

PM-DF: Procedimentos administrativos que autorizaram ou negaram o afastamento de policiais militares durante o mês de janeiro, principalmente nos dias anteriores a 08 de janeiro;

PM-DF: Documentos produzidos a partir do plano de segurança da Esplanada dos Ministérios para o 08 de janeiro e materiais relacionados;

PM-DF: Relatórios de inteligência produzidos ou recebidos pelo comando-geral ou pelo Centro de Inteligência da PM-DF e por quaisquer estruturas subordinadas entre os dia 01° e 08 de janeiro, que discorram sobre eventuais ações populares;

PM-DF: Cópia dos inquéritos que tramitam na Corregedoria da Polícia Miliar contra cinco policiais suspeitos de atuação irregular no dia 08 de janeiro;


Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático