O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 19, com 106 reitores e reitoras das universidades e dos institutos federais de todos os estados e do Distrito Federal. Durante o encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula afirmou que vai garantir a autonomia das universidades e que haverá encontros anuais para ouvir as demandas das instituições de ensino.
O presidente também citou as eleições para reitor. Durante o governo Bolsonaro, reitores que não ficaram em primeiro lugar na lista tríplice, depois da eleição universitária, foram nomeados para o cargo. Lula afirmou que “quem tem que gostar do reitor são os professores da universidade, são os funcionários da universidade. É a comunidade universitária que tem que saber quem é que pode administrar bem por ela”. A declaração foi reafirma em sua conta no Twitter.
Não pensem que eu vou escolher os reitores que eu gosto. Quem tem que gostar do reitor são os funcionários da universidade, os estudantes. E todos os anos teremos reuniões para os reitores me cobrarem, cobrarem do ministro. Eu não farei nada sozinho, faremos juntos.
— Lula (@LulaOficial) January 19, 2023
Nossas universidades não devem estar preocupadas só com os problemas que acontecem dentro das salas de aula. Elas também têm que estar preocupadas com os problemas que acontecem da porta pra fora, nas cidades, nos bairros.
— Lula (@LulaOficial) January 19, 2023
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; o presidente do CNPq, Ricardo Galvão; e o ministro da Educação, Camilo Santana, também estiveram presentes na reunião. O comandante do MEC firmou os seguintes compromissos com as universidades:
- Formar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para 2024;
- Criar o Sistema Nacional de Educação (SNE), já aprovado na Câmara dos Deputados, mas pendente no Senado;
- Nomear todos os reitores eleitos pelos pares – compromisso também firmado pelo presidente;
- Retomar as mais de 4 mil obras paralisadas em todos os níveis educacionais;
- Reajustar as bolsas de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.
Assista ao encontro do presidente Lula com os reitores e as reitoras das universidades e institutos federais:
Com informações do G1 e do UOL
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.