Lula começa governo superando Bolsonaro em aprovação

translate

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Dados da pesquisa Ipec mostram que 41% dos brasileiros consideram o início da atual administração boa ou ótima, e 30% consideram regular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou seu terceiro mandato com um nível de aprovação acima da vista pelo seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a pesquisa Ipec divulgada pelo jornal O Globo, 41% dos entrevistados consideram a administração Lula como boa ou ótima, enquanto 30% consideram o início do governo regular e 24% que o mandato é ruim ou péssimo.

No mesmo período de 2019, Bolsonaro era aprovado por 34% da população, sendo que seu melhor momento foi logo no primeiro mês de mandato, quando 49% aprovavam seu governo – depois disso, o máximo de aprovação foi de 40% em setembro de 2020, por conta do auxílio emergencial pago durante a pandemia de covid-19.

Embora a aprovação do início do terceiro governo Lula esteja um pouco abaixo dos dois primeiros mandatos (Lula chegou a ter 51% de aprovação no primeiro governo), uma análise mais específica entre aqueles que consideram o governo regular mostra que, dentre esses 30%, a metade aprova a forma como o governo atua.

Além disso, boa parte dos que consideram o atual governo “regular” declarou voto em Bolsonaro no segundo turno das eleições: entre aqueles que apoiaram o ex-presidente, 36% consideram o atual governo regular, e 54% reprovam. Entre aqueles que votaram em Lula, 77% consideram o governo bom ou ótimo e 22% dizem ser regular.

A região Nordeste é o lugar onde Lula tem seu maior percentual de aprovação, com 53% de bom ou ótimo, enquanto a maior rejeição foi vista nas regiões Norte e Centro-Oeste, com 31% de reprovação cada. No Sudeste, 36% dos entrevistados têm visão favorável e 26% pensam o contrário.


Matéria de GGN

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático