Ibama nega licença para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas

translate

Foto: Mikaell Carvalho/Repórter Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou nesta quarta-feira, 17, que decidiu negar o pedido de licença para a perfuração na Bacia da Foz do Amazonas.

Em nota, o Ibama afirmou que baseou-se em análises técnicas aprofundadas e em pareceres de especialistas, considerando aspectos como os riscos ambientais associados à atividade de perfuração, potenciais impactos na vida marinha e na subsistência de comunidades locais. O Instituto também aponta a falta de estudos conclusivos sobre a viabilidade e segurança dessa exploração na região.

“Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, apontou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

A bacia da foz do Amazonas é reconhecida internacionalmente como uma área de grande importância ambiental e a medida visa proteger a importante região e seus ecossistemas únicos.


Com informações do Brasil de Fato

Foto: Mikaell Carvalho/Repórter Brasil

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático