Fevereiro registra recorde de alertas de desmatamento na Amazônia antes do fim do mês

translate

42409980122_9e7775d612_c

Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que 209 km² foram desmatados na Amazônia Legal até o dia 17 de fevereiro. É a maior marca para o mês de fevereiro desde o início da série histórica em 2015.

Os estados que mais desmataram foram Mato Grosso (129 km²), Pará (34 km²) e Amazonas (23 km²). Além destes três, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhã foram a Amazônia Legal.

Os alertas são registrados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) que emite sinais diários de alteração na cobertura florestal em áreas maiores que 3 hectares.

Mas é preciso ter cautela. Em janeiro houve queda de 61% nos alertas em relação ao mesmo período em 2022. Para o especialista em Conservação do WWF-Brasil, Daniel Silva, entrevistado pelo g1, houve um aumento de nuvens na região em janeiro e o Deter pode estar detectando desmatamentos neste mês que, na verdade, ocorreram mês passado.

Os números desta última semana de fevereiro só serão disponibilizados no dia 3 de março. O instituto divulga às sextas-feiras os dados referentes a semana anterior.


Com informações do g1.

Foto: Felipe Werneck/Ibama

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático