Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que 209 km² foram desmatados na Amazônia Legal até o dia 17 de fevereiro. É a maior marca para o mês de fevereiro desde o início da série histórica em 2015.
Os estados que mais desmataram foram Mato Grosso (129 km²), Pará (34 km²) e Amazonas (23 km²). Além destes três, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhã foram a Amazônia Legal.
Os alertas são registrados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) que emite sinais diários de alteração na cobertura florestal em áreas maiores que 3 hectares.
Mas é preciso ter cautela. Em janeiro houve queda de 61% nos alertas em relação ao mesmo período em 2022. Para o especialista em Conservação do WWF-Brasil, Daniel Silva, entrevistado pelo g1, houve um aumento de nuvens na região em janeiro e o Deter pode estar detectando desmatamentos neste mês que, na verdade, ocorreram mês passado.
Os números desta última semana de fevereiro só serão disponibilizados no dia 3 de março. O instituto divulga às sextas-feiras os dados referentes a semana anterior.
Com informações do g1.
Foto: Felipe Werneck/Ibama
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.