Por PAULO NOGUEIRA BATISTA JR.*
Em tempos de instabilidade geopolítica e decisões estratégicas questionáveis, ouvir vozes experientes se torna ainda mais urgente. Nos dois vídeos mais recentes, o economista e ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Paulo Nogueira Batista Jr., oferece análises incisivas sobre temas que afetam diretamente o Brasil e o cenário internacional.
No primeiro vídeo, ele comenta com firmeza a escalada entre Israel e Irã, atribuindo a responsabilidade inicial a Israel e defendendo uma resposta internacional contundente: boicote, sanções e rompimento de laços diplomáticos. Já no segundo, Batista Jr. analisa a presidência brasileira dos BRICS em 2025, apontando sinais de fracasso iminente — como o agendamento precoce da cúpula de líderes —, mas também caminhos para reverter o rumo.
Note que o primeiro vídeo está falado em inglês. Se você não é fluente no inglês, assista diretamente no YouTube e acione a opção de legenda com tradução para o portugês.
Assista e reflita: o que o Brasil pode (e deve) fazer diante de desafios tão complexos?
Short comment on the war started by Israel against. Boycott, sanction and break ties with Israel.
Há sinais de que o Brasil pouco acrescentará no exercício da presidência dos Brics em 2025, inclusive porque marcou a cúpula dos líderes para o início de julho, arriscando reduzir a presidência brasileira a apenas um semestre. Mas há maneiras de mitigar o esse erro.
*Paulo Nogueira Batista Jr. é economista e escritor. Foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Em 2024, publicou pela Editora Contracorrente o livro Estilhaços.
E-mail: paulonbjr@hotmail.com
Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br
Portal: www.nogueirabatista.com.br
Foto de capa: Presidente Lula em encontro de líderes do Brics, na África do Sul, em 2023 | Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República / Foto AP Vahid Salemi, Arquivo