O procurador-geral da República Paulo Gonet denunciou nesta terça-feira, 18, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas no inquérito do golpe, incluindo Braga Netto e Mauro Cid. Após analisar detidamente durante três meses as provas reunidas pela Polícia Federal (PF), que indiciou o ex-presidente, Gonet concluiu que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento do plano golpista como liderou as noarticulações para dar um golpe de Estado.
Os crimes atribuídos a Bolsonaro e a seus aliados são:
- tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito
- golpe de estado
- organização criminosa armada
- dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima
- deterioração de patrimônio tombado
As penas somadas podem chegar ultrapassar 28 anos de prisão em caso de condenação.
Foto da capa: Jair Bolsonaro em São Paulo – 25/03/2024 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
Com informações do Blog do Fausto Macedo, no Estadão
Respostas de 4
Tava mais do que na hora de colocar um freio nesse déspota fascista. Sem anistia e cadeia nele e nos seus asseclas.
É preciso punir exemplarmente a luz dos mandamentos constitucionais àqueles que afrontaram e atentaram contra as instituições e normas da Nação.
Tá na hora de pegar esse filhinho de papai engomadinho.
Que chegue a hora e que seja punido para que fique o exemplo a todos que por acaso um dia em pensar em fazer o mesmo naonse arrisque , porque vai saber o que vai acontecer, e ele merece isto não só por ter finalmente tentado mas também por ter feito isto desde o começo do seu governo. Que foi o que ele fez desde lá, nos deixando apreensivos e temerosos com isto, porque sabíamos que era o real interesse dele transformar o Brasil em uma ditadura familiar não só dele , mas deixando o cargo após a sua morte a seus filhos , como na Coreia do Norte, era este o real plano do bolsonaro transformar o governo em uma tirania familiar.