?>

Notícia

Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito e outras entidades protocolam representação contra a SERGS

Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito e outras entidades protocolam representação contra a SERGS

Politica por RED
11/12/2022 20:57 • Atualizado em 12/12/2022 22:24
Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito e outras entidades protocolam representação contra a SERGS

A representação acontece após o publicação de nota antidemocrática em nome da entidade de engenharia

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, a Associação dos Juristas pela Democracia (AJURD), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia seção do Rio Grande do Sul (ABJD-RS) e a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares entraram com uma ação no Ministério Público contra a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

A ação é uma resposta a nota divulgada no dia 1º de dezembro e assinada pelo presidente da sociedade e pelo presidente do conselho deliberativo com teor golpista.

O Clube de Engenharia já havia se manifestado contra a postura da SERGS.

Leia nota do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito:

 

O Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do RS ataca a democracia

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito vem a público repudiar a nota divulgada pelo Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do RS, em 30 de novembro próximo passado, solicitando ao Poder Executivo e às Forças Armadas a destituição do Poder Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal, e o não reconhecimento da vitória e posse do candidato eleito para o exercício da presidência da República a partir de 2023.

Esse posicionamento antidemocrático – contrário à Constituição, ao incitar o conflito entre os poderes da República e a intervenção indevida de um poder sobre os demais, além de desrespeitar o Tribunal Superior Eleitoral, cuja lisura foi reconhecida por entidades nacionais e internacionais que acompanharam as eleições de 2022 – foi rejeitado pelo Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil no RS (IAB/RS) e pelo Sindicato dos Arquitetos/RS (Saergs).

A nota do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do RS foi repudiada igualmente pelo Clube de Engenharia, fundado em 1880 e com sede no Rio de Janeiro, pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE), pelo Sindicato de Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (SENGE) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP).

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito soma-se às entidades acima referidas no repúdio à nota antidemocrática e, assim como o movimento nacional Engenharia pela Democracia (EngD), considera que, por afrontar a Constituição e o Estado Democrático de Direito, esta manifestação deve ser apurada e seus responsáveis punidos na forma da lei.

Com esse objetivo, o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito encaminhou petição ao Ministério Público, juntamente com a Associação dos Juristas pela Democracia – AJURD, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia seção do Rio Grande do Sul – ABJD-RS e a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, para que sejam realizados os procedimentos jurídicos cabíveis em relação à nota incitadora da ruptura do Estado Democrático de Direito.

A democracia é um valor a ser firmemente preservado pelas organizações da sociedade civil e pelas instituições da República. Sua manutenção e fortalecimento dependem do posicionamento de todos os democratas.


Imagem: SERGS

Para receber para os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link: https://wa.me/5551999158556 e mande um alô

Toque novamente para sair.