?>

Opinião

Os esquecidos da luta ambiental

Os esquecidos da luta ambiental

Artigo por RED
30/01/2023 04:45 • Atualizado em 31/01/2023 10:47
Os esquecidos da luta ambiental

De ADELI SELL*

Como não se lembrar da bióloga Maria do Carmo Conceição Sanchotene? Pois então, todos os que trabalharam com ela ou privaram de sua convivência jamais vão esquecê-la. Mas quem sabe que foi ela quem articulou o Plano de Arborização da capital? Que ajudou a criar a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana?

Ela faleceu em 2021. Sua família doou centenas de livros para a Biblioteca da Secretaria do Meio Ambiente da PMPA, que o governo queria fechar.

Vamos ter em breve uma Memória de sua vida e de sua luta para publicar.

Há quase uma década a capital, a luta ambiental e a Sustentabilidade perdia Augusto Cesar Cunha Carneiro, fundador da Agapan com José Lutzemberger e outros. Como não sentir a sua falta na Feira Ecológica do Bom Fim vendendo livros, falando com as pessoas, incentivando a preservação ambiental?

Merece como Maria do Carmo uma biografia.

E a Maga Renner, nora de A.J.Renner, fundador da famosa Renner, integrante de um grupo chamado de Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), que articulava mulheres conservadoras e de direita? Sua luta ambiental foi essencial para que chegássemos aonde chegamos. E Giselda Esconsteguy Castro? Estão aí seu filho e neto, advogados trabalhistas de renome, para lembrar a história da mãe e avó. E Hilda Zimmermann? Este trio merece um estudo mais aprofundado.

E Flávio Lewgoy? Como esquecer-se dele com José Lutzemberger na luta contra os problemas causados pela
Borregard?

A inauguração do Mural Lutz no prédio do Ipê, na Avenida Borges de Medeiros, mexeu com os antigos e deve mexer pela beleza e simbologia com os jovens. Mas é bom lembrar que ele foi um dos fundadores da Agapan, primeira entidade ambientalista do país.

Quem se lembra do jornalista Roberto Eduardo Xavier? Em sua homenagem a Biblioteca da Secretaria do Meio Ambiente da capital leva seu nome.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Foto: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde – Mural Lutz no prédio do Ipê, na Avenida Borges de Medeiros.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.