BRASÍLIA JÁ: Gonet na PGR: fim dos “pavões e tuiuiús”?

translate

7rdiTJ-TQO8.jpg

O novo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, assumiu o cargo na segunda-feira (18) em uma sessão concorrida, com a presença de diversas autoridades, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E assumiu com a promessa de tarefas complicadas. Ele prometeu tocar agora um Ministério Público (MP) eficiente, mas “longe dos holofotes”. E prometeu ainda acabar com a disputa de grupos dentro da PGR. Se Gonet conseguir isso, acabará com uma característica que vem marcando a Procuradoria desde quase a sua origem no novo formato que ganhou após a Constituição de 1998. O MP vem se dividindo entre um grupo conhecido como “pavões”, mais garantista, mais ligado à defesa dos direitos individuais, e outro batizado de “tuiuiús”, mais punitivista, determinado a combater a corrupção a qualquer custo. O próprio Gonet é ligado aos “pavões”. E os “tuiuiús” estão na raiz da Operação Lava-Jato e do tempo de holofotes da PGR. Conseguirá mesmo Gonet cumprir essas promessas? Conseguirá reunificar o Ministério Público? É o que analisam Alexandre Jardim e Rudolfo Lago no Brasília Já de hoje.

Confira no vídeo:


Você encontra o Brasília Já, com Alexandre Jardim e Rudolfo Lago, de segunda a sexta-feira, às 12h, aqui no site e em todos os canais da RED.

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático