STF inicia o julgamento de mais 250 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos

translate

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento em plenário virtual de mais 250 pessoas denunciadas por envolvimento nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro. As denúncias foram feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento começou à meia-noite e estará aberto para os ministros depositarem seus votos até a próxima segunda-feira, 08. O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, foi o primeiro a votar.

Se o STF formar maioria para aceitar as denúncias, os envolvidos irão se tornar réus no processo e responder pelos crimes de associação criminosa armadas, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

As 250 pessoas formam um terceiro bloco de denúncias apresentadas pela PGR sobre os atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Ao todo, são 550 denunciados até o momento.

De acordo com o Supremo, das 1,4 mil pessoas que foram presas do dia dos ataques, 294 (208 homens e 86 mulheres) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.


Com informações da Agência Brasil e do Supremo Tribunal Federal.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático