Nestas eleições, os principais institutos de pesquisa eleitoral não farão levantamento “boca de urna”, as populares pesquisas feitas no mesmo dia das eleições e divulgadas horas depois.
Essa mudança ocorre pois este ano o horário de votação foi unificado, ou seja, a abertura e o fechamento das sessões eleitorais se darão pelo horário de Brasília e não pelos horários locais, o que deve agilizar a contagem de votos e adiantar os resultados oficiais, não havendo tempo hábil para a divulgação de boca de urna.
A unificação ocorreu por decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2021, determinando a uniformização do horário de votação em todo o país. Nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), as seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila.
Locais com fuso horário diferentes, como muitos estados do norte do país, terão de se adequar, adiantando a abertura das sessões eleitorais. Com isso, a apuração dos votos e divulgação dos resultados começarão às 17h em todo o Brasil.
Desta forma, Datafolha, IPESPE, Quaest, MDA e IPEC terão as últimas pesquisas divulgadas na véspera das eleições, no sábado, dia 1 de outubro.
Foto Agência Senado.