Rosa Weber suspende indulto concedido a PMs condenados pelo massacre do Carandiru

translate

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, participa  da assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sobre cadastros de improbidade e inelegibilidade.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, suspendeu o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro aos policiais militares condenados no massacre do Carandiru. O indulto natalino foi assinado no dia 22 de dezembro. A suspensão tem caráter provisório.

O indulto beneficiaria, se concedido, 69 dos 74 policiais – cinco já faleceram. Em sua decisão, a ministra afirma que o indulto é concedido a partir da data do decreto que perdoa as penas e não a data em que o crime foi cometido.

O massacre do Carandiru aconteceu no dia 2 de outubro de 1992, quando a Polícia Militar de São Paulo matou 111 presos no Pavilhão 9 da Casa de Detenção.

No texto do indulto, Bolsonaro especificou que o perdão era para policiais condenados por crimes – não considerados hediondas na época, mas considerados hoje – praticados há 30 anos; agentes de segurança pública condenados por crime culposo e que já tenham cumprido um sexto da pena; e militares das Forças Armadas condenados por excesso culposo durante operações da Garantia da Lei e da Ordem.


Com informações do G1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático