Presidentes da Alemanha, Argentina e Honduras confirmam presença na posse de Lula

translate

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, chega ao gabinete do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil.

Alguns líderes mundiais anunciaram suas presenças na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 01º de janeiro em Brasília. A presidente de Honduras, Xiomara Castro, e os presidentes da Alemanha e da Argentina, Frank-Walter Steinmeier e Alberto Fernández estão presentes.

Os Estados Unidos anunciou que virá à posse, mas ainda não decidiu quem irá representar o país. A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, o secretário de Estado, Antony Blinken, e Alto Representante para o Clima, John Kerry, estão cotados para vir ao Brasil.

Presidente da Venezuela não pode vim

Uma portaria assinada por Sérgio Moro e Ernesto Araújo em 2019 afirma que o ingresso de altos funcionários da Venezuela no Brasil é contra a Constituição Federal. Assim, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não pode vim à posse de Lula.

Além desse impedimento de vir ao Brasil, o documento fechou a embaixada, consulados e vice-consulados espalhados pelo país vizinho. Brasileiros que moram na Venezuela ficaram sem assistência diplomática.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático