Em anúncio feito durante sua última sessão na Corte na quinta-feira, 30, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou a antecipação de sua aposentadoria para o dia 11 de abril.
O ministro já havia informado a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sua decisão. Lewandowski foi nomeado em 2006, durante o primeiro mandato de Lula. A idade mínima limite é de 75 anos para ocupar o cargo no tribunal.
Durante entrevista, o ministro explicou a decisão. “Essa antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, afirmou.
O presidente Lula indicará um novo ministro que passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e votação na Câmara dos Deputados antes de assumir a cadeira no STF. Há possibilidade de indicação do advogado Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Lava-Jato.
Lula também já afirmou que vai indicar um ministro homem para o lugar de Lewandowski. além de ser alguém com um perfil garantista assim como em seus mandatos anteriores.
Com informações da Agência Brasil e do Congresso em Foco.
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.