Ministro Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria do STF para 11 de abril

translate

52782621009_0022369886_c

Em anúncio feito durante sua última sessão na Corte na quinta-feira, 30, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou a antecipação de sua aposentadoria para o dia 11 de abril.

O ministro já havia informado a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sua decisão. Lewandowski foi nomeado em 2006, durante o primeiro mandato de Lula. A idade mínima limite é de 75 anos para ocupar o cargo no tribunal.

Durante entrevista, o ministro explicou a decisão. “Essa antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, afirmou.

O presidente Lula indicará um novo ministro que passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e votação na Câmara dos Deputados antes de assumir a cadeira no STF. Há possibilidade de indicação do advogado Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Lava-Jato.

Lula também já afirmou que vai indicar um ministro homem para o lugar de Lewandowski. além de ser alguém com um perfil garantista assim como em seus mandatos anteriores.


Com informações da Agência Brasil e do Congresso em Foco.

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático