Maduro chega ao Brasil para reunião com Lula em 1ª visita oficial desde 2015

Encontro marca restabelecimento total de relações após anos de ruptura diplomática causada por Bolsonaro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília na noite deste domingo (29) após ser convidado pelo governo brasileiro para a cúpula de presidentes sul-americanos que ocorre nesta terça-feira (30).

Essa é a primeira visita de um mandatário venezuelano ao Brasil desde 2015. À época, Maduro esteve no país para acompanhar a posse da então presidenta Dilma Rousseff (PT) que havia sido eleita para o seu segundo mandato.

As relações entre Brasil e Venezuela se deterioraram após a destituição de Dilma e foram praticamente rompidas após a chegada de Jair Bolsonaro (PL) ao poder, em 2019. Em janeiro, após tomar posse, Lula nomeou o diplomata Flávio Macieira como encarregado de negócios do Brasil na Venezuela para reabrir a embaixada no país. Já Caracas designou Manuel Vadell como embaixador no Brasil.

Nesta segunda-feira (29), Maduro deve cumprir agenda bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Estão previstas reuniões privadas e ampliadas entre os mandatários, além de assinatura de acordos e um almoço no Palácio do Itamaraty.

Em nota, a chancelaria brasileira afirmou que “os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação”.

“Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros”, disse o Itamaraty.

No último dia 17, uma delegação da ABC visitou Caracas e se reuniu com representantes técnicos do governo venezuelano para revisar os acordos já existentes entre ambos os países.

Segundo fontes diplomáticas ouvidas pelo Brasil de Fato, há expectativa de que Lula e Maduro firmem um convênio nesta segunda-feira (29) envolvendo as áreas discutidas pela missão da ABC.

Já nesta terça-feira (30), é esperado que Maduro participe de reunião com todos os presidentes sul-americanos em cúpula convocada por Lula.


Notícia do Brasil de Fato

Foto: Imprensa Presidencial da Venezuela

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte da Nossa Lista de Transmissão

Fique por dentro das notícias e do debate democrático