O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suspendeu a agenda desta quarta-feira (26) para fazer uma infiltração devido às dores que tem enfrentado no fêmur direito. O procedimento será realizado no hospital Sírio-Libanês de Brasília pela manhã e, à tarde, ele deve permanecer no Palácio da Alvorada. Amanhã, quinta-feira (27), o petista também deve passar o dia sede residencial do presidente.
A infiltração é um procedimento relativamente simples, no qual é aplicado uma injeção de um medicamento para reduzir a dor na região inflamada. Na terça (25), durante o Conversa com o Presidente nas redes sociais, Lula havia anunciado que fará uma cirurgia em outubro para tratar da artrose, já que sente dores diárias e isso afeta até mesmo seu humor no trabalho.
A artrose no quadril ou osteoartrose ocorre quando há o desgaste nas cartilagens que revestem a cabeça do fêmur e o acetábulo (parte da bacia que se liga ao fêmur). Esse desgaste normalmente está relacionado à idade ou ao esforço.
Lula explicou que é “uma cirurgia razoavelmente rápida, de duas horas e meia”: “O médico me disse que, dependendo do estado físico, três horas depois já posso dar passinho com andador e depois [a recuperação] vai depender da minha disciplina”.
O presidente também afirmou que escolheu outubro porque é uma janela possível para ficar afastado, uma vez que tem compromissos em agosto e setembro e também em novembro.
Imagem: reprodução canal gov.br