Lula deve ser eleito e a probabilidade de Bolsonaro é mínima, calculam pesquisadores

translate

Foto - Ricardo Stuckert. 

Lula tem 76,7% de chances de ser o próximo presidente. Jair Bolsonaro tem poucas (23,3%) chances de virar, mostram pesquisadores. 

Lula tem 76,7% de chances de ser o próximo presidente no segundo turno das eleições. E o atual mandatário, Jair Bolsonaro, tem poucas (23,3%) chances de virar as preferências dos eleitores. Os cálculos são de cientistas do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP.

Trata-se de um modelo de estatística que prevê as chances eleitorais. Em 2018, o mesmo cálculo foi aplicado pelos pesquisadores, que acertaram 13 dos 15 governadores eleitos no segundo turno.

A diferença das pesquisas de intenções de voto, essa estatística é feita com base nos resultados do primeiro turno e não gera os gastos das pesquisas tradicionais. Não se trata, contudo, do monitoramento dos eleitores e sim da chance de os candidatos serem eleitos.

Com os números do primeiro turno, os pesquisadores usam o percentual de votos válidos recebidos pelo líder do primeiro turno e a diferença em relação ao segundo colocado.

Detectaram que variáveis como a tentativa de reeleição, características do eleitorado, perfil dos candidatos e distribuição dos votos entre os candidatos que não foram ao segundo turno não afetavam o resultado final.

Isso porque, ao analisar 128 disputas presidenciais de segundo turno em 44 países, incluindo o Brasil, e mais 287 disputas estaduais e municipais do país, constataram que somente 6% dos eleitores mudaram de opção entre os dois candidatos e que o movimento ocorre para ambos, não afetando o resultado final.

Pelas contas, ainda, todos os que poderiam votar no segundo colocado são os eleitores que se abstiveram e os que votaram em outros candidatos. Seria preciso que quase a sua totalidade votasse no segundo, neste caso, em Bolsonaro, para ele virar e se tornar o mais votado, o que é pouco provável.

 

Em GGN.

Notícia publicada originalmente aqui.

Foto – Ricardo Stuckert.

 

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático