O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou pelas redes sociais nesta sexta-feira, 26, que conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por telefone. Eles conversaram sobre a Guerra da Ucrânia e sobre uma possível ida do presidente brasileiro ao país russo.
Lula disse que foi convidado para participar do Fórum Internacional Econômico de São Petersburgo, marcado para acontecer entre 14 e 17 de junho. O presidente recusou, dizendo que não pode ir à Rússia nesse momento. O convite já havia sido feito em abril pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov.
Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e…
— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
Guerra da Ucrânia
Além do convite, os dois líderes conversaram sobre a Guerra Ucrânia. O Brasil reafirmou sua posição a favor das negociações pela paz junto com outros países como Índia, Indonésia e China.
De acordo com o g1, o Kremlin informou que Putin disse na conversa que está aberto para diálogos sobre a Ucrânia.
Ontem, 25, Lula também conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, sobre “a conjuntura global, a necessidade da paz na Ucrânia, a participação dos nossos países na cúpula dos BRICS em agosto”.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.