Violência começou durante esta madrugada em pelo menos 15 cidades
O governo do Rio Grande do Norte solicitou apoio da Força Nacional para resposta à onda de violência que atinge diversas cidades do estado desde a madrugada desta terça-feira, 14.
Na capital, Natal, o transporte público foi suspenso depois que veículos foram incendiados. As aulas também foram suspensas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e na Universidade Estadual do RN (Uern).
A governadora Fátima Bezerra (PT), estava em Brasília em agenda oficial e se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), que autorizou o envio da Força Nacional.
Ataques
Pelo menos 15 cidades do estado sofreram ataques, com disparos contra bases da Polícia Militar, fóruns da Justiça, sedes de prefeituras e outros prédios públicos , além de veículos incendiados.
O Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé Silva, afirmou que o setor de inteligência do governo estadual tinha detectado a possibilidade de ataque com antecedência, e que mesmo com reuniões de preparação, as forças policiais não conseguiram evitar a violência, ainda que a estratégia de segurança pública fez com que os danos fossem menores do que o esperado.
Segundo ele, os ataques coordenados são uma reação de integrantes de uma organização criminosa à atividade policial.
Imagem: reprodução