Decisão de Pacheco sobre rito das MPs teve aval do governo federal

translate

52766848773_32fa6ef347_c

A decisão do presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o retorno do rito constitucional das medidas provisórias (MPs) após a pandemia de covid-19 teve aval do governo federal. Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que governo gostaria de manter a forma atual de análise das medidas.

O rito constitucional de análise das MPs acontece por meio de comissões mistas formadas por 12 parlamentares de cada Casa Legislativa. Com a pandemia de covid-19, ficou decidido que a Câmara analisaria primeiro em plenário e depois enviará ao Senado. O pouco tempo para analisar os textos virou motivo de reclamação dos senadores e das senadoras.

Segundo bastidores do Congresso em Foco, integrantes do governo informaram a Pacheco que Lira culpou o Senado pela demora na tramitação das medidas. Descontente com as afirmações, o presidente do Senado atendeu as demandas de seus parlamentares e determinou o retorno do rito previsto na Constituição Federal.

O requerimento para determinar a volta da análise em comissões mistas já estava pronto há um mês e foi assinado pelo senador e líder da maioria, Renan Calheiros (MDB-AL), e pelo senador e líder do MDB, Eduardo Braga (MDB-AM), conforme informado na matéria.

A mudança permitirá que as 11 medidas provisórias do governo atual sejam analisadas dentro do prazo. Outras 15 MPs pertencem à gestão passada e estão próximas de perder a validade.

Leia mais: Forma de tramitação das MPs gera embate entre Câmara e Senado


Foto: Pedro França/Agência Senado

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático