Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos

translate

Brasília (DF), 29/09/2023, O ministério da Gestão concede coletiva para falar sobre o processo seletivo unificado que abrirá vagas para vários órgãos da adm. pública. Chamado de "Enem dos concursos", uma única prova pode valer vaga para múltiplos órgãos. Na foto a discursando a ministra da gestão e da inovação em serviços públicos, Esther Dweck.  Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O governo federal anunciou o Concurso Público Nacional Unificado no Diário Oficial da União (DOU), nessa sexta-feira (29). No total, 6.590 vagas serão disponibilizadas em 20 órgãos e entidades da administração pública federal. A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado está prevista para até o dia 20 de dezembro, e a prova deve ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março.

O modelo de concurso unificado, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), terá a aplicação de uma prova de forma conjunta até março de 2024 em 180 municípios brasileiros, com a finalidade é estimular a igualdade de acesso aos cargos públicos permanentes, através da uniformização dos processos na administração dos exames.

A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro haverá uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático. Os temas cobrados nas provas serão divulgados no edital, mas não haverá muita diferença em relação aos cobrados nos concursos atuais.

No momento da inscrição no concurso, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Depois dessa escolha, eles deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

Ampliar o acesso

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, “houve um trabalho estatístico de pensar em quais cidades seria essencial ter a prova para ter uma cobertura maior em todo o território brasileiro”.

A ministra destacou a inclusão de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, após proposta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O município é considerado o mais indígena do país, e sua inclusão no concurso facilitará o acesso desta população a vagas na administração federal.

“A região Nordeste tem o maior número de cidades, mas a região Norte tem um quantitativo de cidade bastante grande pela dispersão geográfica e por isso a necessidade de ter maior cobertura”, explicou Dweck.

Confira as instituições que aderiram até então ao Concurso e o número de vagas de cada uma delas: 

. Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502

. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – 742

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – 520

. Ministério da Gestão e Inovação e transversais – 1480

. Ministério da Saúde – 220

. Ministério do Trabalho e Emprego – 900

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – 30

. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – 50

. Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) – 40

. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – 40

. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 35

. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 895

. Ministério da Justiça e Segurança Pública – 100

. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 296

Ministério da Cultura – 50

Advocacia-Geral da União (AGU) – 400

Ministério da Educação – 70

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – 40

Ministério dos Povos Indígenas – 30

Ministério do Planejamento e Orçamento – 60


Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático