Caso Seu Jorge – sociedade civil entra com pedido de instauração de inquérito no MP

translate

ihuuu

Foi entregue na última quarta-feira, 19, um pedido de instauração de inquérito civil junto ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, relativo ao caso de racismo sofrido pelo cantor seu Jorge no clube Grêmio Náutico União.

Advogados e professores universitários estão entre os que assinam a petição, embasada na Lei da Ação Civil  Pública que garante o direito de qualquer cidadão ingressar com o pedido em assuntos que possam estar ferindo direitos ou bens coletivos materiais ou morais.

No caso do Seu Jorge, os requerentes pontuam não se tratar de uma situação isolada, mas sim parte do racismo estrutural presente no Brasil, o que afeta diariamente toda a comunidade negra do país. Com isso, sugerem a aplicação de um termo de ajustamento de conduta  junto ao clube onde o fato ocorreu, com medidas educativas de combate ao racismo.

Leia o requerimento na íntegra aqui. 

Manifestação antirracista neste sábado (22)

Neste sábado (22), será realizada uma manifestação antirracista  contra o caso envolvendo o cantor Seu Jorge. A concentração do ato inicia às 16h, na Praça da Encol, e deve seguir em caminhada até o clube Grêmio Náutico União.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático