?>

Curtas

Seu Jorge se manifesta em vídeo após ataques racistas em Porto Alegre

Seu Jorge se manifesta em vídeo após ataques racistas em Porto Alegre

Noticia por RED
18/10/2022 01:55
Seu Jorge se manifesta em vídeo após ataques racistas em Porto Alegre

Polícia Civil investiga crime de racismo após ofensas contra cantor durante show no Grêmio Náutico União na sexta-feira (14). Clube diz estar apurando o caso.

O cantor Seu Jorge se manifestou pela primeira vez, na noite desta segunda-feira (17), sobre os ataques racistas durante um show realizado em Porto Alegre na última sexta (14).  Em vídeo de nove minutos divulgado nas redes sociais, o artista disse ter escutado vaias e xingamentos, além de ofensas racistas. A bandeira do Rio Grande do Sul é reproduzida em um telão no cenário. “O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, afirmou.

Entenda o caso:

Seu Jorge foi contratado para se apresentar no clube Grêmio Náutico União na reinauguração do Salão União, que passou por reformas este ano. Em nota, o clube disse que está apurando internamente os fatos e que, se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados.

Conforme relato do público presente, o crime teria ocorrido quando o cantor e a banda saíram do palco e retornariam para o bis. “Começaram a gritar ‘mais um, mais um’, mas, logo em seguida, alguns sons de ‘uh, uh’. Primeiro, eu pensei que estavam vaiando. E já parecia estranho pra mim uma pessoa num show começar a vaiar. Depois, eu vi que eram movimentos de macaco. Cheguei a ouvir ‘negro vagabundo, vagabundo’ e, depois, pessoas gritando ‘mito, mito'”, disse uma pessoa que estava no evento e prefere não ser identificada.

Após este episódio, houveram ainda mais manifestações racistas no local.
“O Brasil tem uma enorme dívida com a população afrodescendente e não apresenta nenhum programa efetivo de combate à desigualdade e à pobreza”.  – Assista o vídeo de Seu Jorge aqui.

Toque novamente para sair.