Caso de vaca louca faz Brasil suspender exportação de carne bovina para a China

translate

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Na quarta-feira, 22, o Ministério da Agricultura  emitiu nota anunciando a suspensão temporária das exportações de carne bovina para a China após a confirmação de um caso da doença da vaca louca em um animal em Marabá (PA).

A suspensão é protocolar por acordo de 2015 assinado pelos dois países que estabelece um autoembargo nas vendas à China quando uma nova ocorrência de encefalopatia espogiforme bovina, popularmente chamado de vaca louca, é identificado no Brasil.

“Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, disse o comunicado.

O ministro da Agricultura, Carlos Favaro, afirmou que tudo indica que a doença seja atípica —caso em que é desenvolvida durante o processo degenerativo do animal, mais comum em bovinos mais velhos, e, neste caso, não há risco para a população comer carne bovina, uma vez que os casos atípicos não são transmissíveis.

Em função do Brasil ainda não ter capacidade laboratorial de identificar qual a tipologia da doença, uma amostra foi enviada ao Canadá para análise, e é preciso esperar a contraprova realizada lá para confirmar se trata-se de caso atípico.

Segundo a Agricultura, o animal identificado com a doença tinha 9 anos e estava em uma pequena propriedade em Marabá com 160 cabeças de gado, que já foi inspecionada e interditada preventivamente. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica.


Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático