BRASÍLIA JÁ: Parlamentarismo orçamentário: uma perigosa jabuticaba

translate

IMG-20240202-WA0003(1)

Na semana que vem, quando o Congresso voltar do recesso, está previsto o início de uma ruidosa disputa com o governo federal em torno da destinação das verbas orçamentárias. O Congresso terá este ano o controle sobre R$ 47 bilhões das verbas públicas. Esse é o dinheiro destinado às emendas parlamentares. É a maior bolada da história. Mesmo assim, os deputados e senadores não estão satisfeitos. Querem mais R$ 5,6 bilhões que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cortou ao sancionar o orçamento no início do ano. Já avisam que irão derrubar o veto do presidente.

Para o cientista político Antonio Lavareda, esse imenso poder que o Congresso brasileiro tem sobre a destinação do recurso público é um dos maiores problemas do país atualmente. Segundo ele, uma jabuticaba: uma coisa que só acontece no Brasil.

O potencial de problema que pode causar é o tema do Brasília Já de hoje. Com Rudolfo Lago.

Confira no vídeo:

Você encontra o Brasília Já, com Alexandre Jardim e Rudolfo Lago, de segunda a sexta-feira, às 12h, aqui no site e em todos os canais da RED.

 

Foto: Agência Brasil

 

 

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático