BRASÍLIA JÁ: Lula põe o Brasil de volta no cenário internacional

translate

Brasilia Já

No governo Jair Bolsonaro, chegamos a ter um ministro de Relações Exteriores que disse que não se importava se o Brasil se tornasse um “pária” internacional. Discursos deslocados da realidade global, com posicionamentos extremos, de fato fizeram o país perder protagonismo. O discurso feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Assembleia das Nações Unidas na terça-feira (19) parece ter tido o condão de recolocar o Brasil no cenário internacional. Lula pregou a necessidade uma nova conformação global, dando mais voz aos países emergentes, no momento em que esse discurso começa a ser de fato mais levado em conta pelas nações mais poderosas.

O retorno de uma maior importância brasileira no cenário internacional pode ser medido pelo fato, por exemplo, de o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, ter pedido uma audiência com Lula para expor seus argumentos sobre a guerra com a Rússia. As repercussões do discurso de Lula na ONU são o tema do Brasília Já de hoje. Com Alexandre Jardim e Rudolfo Lago.

Confira no vídeo:


Você encontra o Brasília Já, com Alexandre Jardim e Rudolfo Lago, de segunda a sexta-feira, às 10h30, aqui no site e em todos os canais da RED.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático