Assessores de Bolsonaro são autorizados a acompanhá-lo em viagem a Miami

translate

Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de vários ministros, fala com a imprensa no Palácio da Alvorada

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira, 30, no Diário Oficial da União, uma autorização para os assessores que irão acompanhar Jair Bolsonaro em viagem a Miami, nos Estados Unidos.

O texto prevê que a viagem dure do dia 1° de janeiro até o dia 30 de janeiro. Entretanto, o Palácio da Planalto não confirmou ao G1 sobre a viagem internacional de Bolsonaro. De acordo com jornal O Globo, o avião deve sair às 13h45 para Orlando.

Sair do país antes do dia 1º

Conforme publicado no blog da jornalista Natuza Nery, também no g1, o presidente Bolsonaro foi aconselhado por seus advogados a sair do país antes do dia 1° de janeiro.

O conselho foi dado porque quando Bolsonaro deixar o cargo, perderá o foro privilegiado. Assim, qualquer juiz de 1ª instância poderia decretar sua prisão, como afirma o blog.

Entretanto, as investigações contra Bolsonaro são de responsabilidade do STF e levaria tempo para serem enviados a primeira instância. Ele apenas poderá ser preso na primeira instância se surgir um fato novo a partir do dia 1° de janeiro.

Avião da FAB

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra a viagem de Bolsonaro a Miami. De acordo com o deputado, o presidente vai usar um avião da Força Área Brasileira (FAB) para não passar a faixa para o presidente eleito Lula no dia primeiro de janeiro.

Segundo a representação, são necessárias medidas preventivas para evitar dano ao patrimônio público material e moral e que a viagem é realizada com dinheiro público para satisfazer vontade pessoal, configurando desvio de finalidade.


Matéria atualizada às 12h50

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático