56,4% das crianças do 2° ano do fundamental não estão alfabetizadas no Brasil

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São Paulo - Sala de aula vazia da Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz Bibliotecaria, no Parque Casa de Pedra, zona norte da capital.

O levantamento inédito da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), mostra que 6 em cada 10 crianças do 2° ano do ensino fundamental não estavam alfabetizadas no Brasil em 2021. Os dados foram revelados nesta quarta-feira, 31, em Brasília.

A pesquisa foi realizada em abril e maio em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados mostram que houve aumento no número de crianças não alfabetizadas e diminuição no de crianças que sabem ler e escrever entre 2019 e 2021.

2019

  • 39,7% – não alfabetizado
  • 60,3% – alfabetizado

2021

  • 56,4% – não alfabetizado
  • 43,6% – alfabetizado

Para definir as competências que indicam a alfabetização da criança na série indicada, foram consultados professores alfabetizados e especialistas. A partir disso, ficou definido que as crianças deveriam alcançar 743 pontos na escala Saeb para serem consideradas alfabetizadas.

De acordo com o MEC, foram consideradas alfabetizadas as crianças que:

  • são capazes de realizar leitura e processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal como em tirinhas e histórias em quadrinhos.
  • são capazes de escrever (ainda com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana como um convite ou um lembrete

A escala Saeb é a escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O sistema é um conjunto de avaliações que fazem o diagnóstico da educação básica e dos fatores que podem interferir no desempenho do estudante, segundo o Inep.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, a não alfabetização traz outros problemas educacionais. “Sabemos que quando uma criança não se alfabetiza na idade certa, aumenta a evasão, aumenta a reprovação, aumenta a desistência. Estamos perdendo milhões de jovens e crianças no país que precisavam ter o direito de estar na escola, de garantir a conclusão do ensino básico completo. Portanto, esse é um direito que o Estado brasileiro precisa garantir a todas as crianças”, declarou.

Segundo o ministério, com essa avaliação o governo deve lançar em breve uma política que busca melhorar a qualificação dos professores, o material didático e outros fatores para padronizar os indicadores em todo o país.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

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