?>

Curtas

Veja a a nota oficial do Planalto sobre o caso G. Dias

Veja a a nota oficial do Planalto sobre o caso G. Dias

Politica por RED
20/04/2023 11:09
Veja a a nota oficial do Planalto sobre o caso G. Dias

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo no fim da tarde desta quarta-feira (19), horas após a divulgação de um vídeo que mostrou que ele esteve no Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Segundo a imprensa, o general do Exército pediu demissão após reunião de emergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O substituto interino de Gonçalves Dias é Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça. Ele já havia atuado como interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro.

No final da tarde de ontem, o governo federal emitiu nota sobre o caso na qual reitera que não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos do 8 de Janeiro, mas não mencionou o nome do general Gonçalves Dias.

Veja a nota na íntegra:

A violência terrorista que se instalou no dia 8 de janeiro contra os Três Poderes da República alcançou um governo recém-empossado, portanto, com muitas equipes ainda remanescentes da gestão anterior, inclusive no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foram afastados nos dias subsequentes ao episódio.

As imagens do dia 8 de janeiro estão em poder da Polícia Federal, que tem desde então investigado e realizado prisões de acordo com ordens judiciais.

No dia 17 de fevereiro, a Polícia Federal pediu autorização para investigar militares e, a partir do dia 27 de fevereiro, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), tem realizado tais investigações, inclusive com a realização de prisões.

Dessa forma, todos os militares envolvidos no dia 8 de janeiro já estão sendo identificados e investigados no âmbito do referido inquérito. Já foram ouvidos 81 militares, inclusive do GSI.

O governo tem tomado todas as medidas que lhe cabem na investigação do episódio.

E reafirma que todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

A orientação do governo permanece a mesma: não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro.

Secretaria de Comunicação Social


Foto de Gonçalves Dias, primeiro ministro a deixar o cargo no terceiro mandato de Lula na presidência da República – José Cruz/Agência Brasil

Toque novamente para sair.