?>

Opinião

TEXTO 10: Senza paura – sem medo (de ser feliz)

TEXTO 10: Senza paura – sem medo (de ser feliz)

Artigo por RED
18/03/2023 11:30 • Atualizado em 19/03/2023 19:35
TEXTO 10: Senza paura – sem medo (de ser feliz)

De ADELI SELL*

E la mamma dice “chiamo l’uomo nero
Chiamo il babau ti mangia tutto intero
Nella notte scura ti fa la puntura
Ti fa la puntura ti fa la puntura”

 

Esta parte da letra de Ornella Vanoni hoje seria CANCELADA. Vinícius gravou com adaptação de letra… lembram “boi da cara preta”?

Seria algo como, em tradução livre:
A mamãe diz “chamo o homem preto
Chamou o uau uau (cão) para te comer inteiro
Na noite escura te faço uma injeção
Te faço uma injeção, te faço uma injeção.

Medo!

A música é Senza Paura – Sem Medo. Mas mete medo.

Mete medo ter que ver e escutar as resistências em aceitar erros por aqui. Pior, os Inomináveis continuam em ação. Os direitistas continuam a praticar crimes. Veja a “patriota” de Bento Gonçalves que teima em atacar, mentir, caluniar. É um áudio que circula por aí. Não entrarei em mais detalhes pois não reproduzo coisas de terroristas de extrema direita.

Um pessoal fez uma postagem sobre uma reclamação do século 17 acerca da pressão que sofriam os indígenas, povos originários, por parte dos colonizadores locais e padres catequizadores sobre o plantio e moenda da erva mate. Li, com pavor, com medo, os ataques não só à postagem, mas aos indígenas, aos que cobram alguma coisa em relação à escravidão contemporânea na Serra. Uma disse que “queriam que os “índios (sic) tivessem wi fi”? É como o vereador que falou: “de certo querem um hotel cinco estrelas”.

Tudo vinho (avinagrado) da mesma pipa (imunda).

Vocês (estes que falam assim, estes direitistas) me envergonham.

Já apelamos ao padroeiro Santo Antônio e indicamos falar com ele, ajoelhados. Nada parece adiantar. Vocês vão ao Santuário, como robôs, para pedir o “fim do comunismo” ou pedir perdão pelos “gringo” escravizadores?

Vamos ter que pedir às entidades das religiões afros. Comecemos com Xangô: Orixá considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais. Quem sabe juntos Santo Antônio, Xangô e a Constituição Federal possam nos ajudar. “Meu Pai me ensina a pensar, a escolher a justiça, a não lutar se não for importante. Meu pai é Xangô!”

E se não adiantar com entes religiosos, respeitando quem crê e quem não crê; não podemos fugir da LEI. Art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…)”

Se vocês foram ou ficaram amedrontados, não podem se rebaixarem a ser avestruzes.

Ho paura che dobbiamo abbandonarlo anche noi. (Os medos que temos, até nós deveríamos abandonaá-los”.).

Levantem suas cabeças e sem nariz empinado (da meritocracia), enfrentem “a vida como ela é”, para lembrar o grande Nelson Rodrigues: afinal, “toda nudez será castigada”, porque vocês estão nus, pelados, diante da Humanidade.

Levantem suas cabeças, pois como citei, está rodando um vídeo de uma senhora senza paura – sem vergonha na cara, melhor dizendo – que ataca os outros pelos erros e atos inconcebíveis cometidos.

Para lembrar. Memória é tudo. Contra o Esquecimento:

É PRECISO AGIR
Bertold Brecht (1898-1956)

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo

Sempre houve quem se importasse com vocês:
– governo imperial vos deus as terras;
– Júlio de Castilhos deu a primeira ajuda para os plantios e melhorias na uva;
-Borges e Carlos Barbosa fizeram a ferrovia;
– a Embrapa fez as pesquisas em tudo.

Como já descrevi: vocês foram ajudados em vossas vidas: ganharam terras há 150 anos, enquanto milhões ainda vivem Sem Terra. Vocês foram ajudados por (quase) todos os governos. Em especial pelo Getúlio – o bombachudo de São Borja – que vocês devem ainda achar comunista por causa das leis trabalhistas, pelo PT que vocês tem MEDO DE LASCAR – PAURA, PAURA, PAURA – de ser comunista “comedor de criancinha”, mas que fez o Instituto Federal e tantas outas coisas por aí.

Sei que dá medo, uma PAURA danada, saber que vocês não viram gente comendo comida estragada, morando numa espelunca, trabalhando feitos bois de canga, porretes/cassetetes (que não era um cabo de vassoura largado ali), spray de pimenta.

Para quem vocês pensam em vender agora vosso VINHO CANÔNICO? Vocês vão culpar a CNBB, como faz a Revista Oeste, este lixo eletrônico.

Ou vocês pensam em mudar os rótulos, colocar outra marca, inventar uma empresa laranja e tocar o barco? La nave (non) vá…

Vocês podem até baixar os preços, fazer promoções, encantar pessoas com menor poder aquisitivo, algumas que até nem se tocam com marcas, mas o boicote vai doer no bolso de vocês.

Vai doer no bolso de vocês, talvez isto vocês vão começar a entender…

Depois de duas semanas vocês não amoleceram vossos corações, nem abriram vossas mentes, logo tem que CANCELAR e BOICOTAR.

No último dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – o Procurador feral do Trabalho em reunião com o governador Eduardo Leite disse:

“Toda responsabilidade” é das vinícolas. “ Elas são donas da atividade econômica. A responsabilidade tem que ser não só de fazer seu trabalho mas de fiscalizar aquelas empresas que contrata. Temos que lembrar que a responsabilidade das empresas quando contratam é muito grande. Se essa empresa terceirizada não pagar, essas empresas terão sim que fazer o pagamento”, insistiu.

Ou seja, como disse no primeiro texto: “dilligenza dovuta”, diligência prévia e devida, “due dilligence” é com as vinícolas. Vocês colocam no “sitio eletrônico” que cumprem a lei, mas no “sítio real” praticam o contrário. Ou não é verdade?

E tem duas entidades que querem aplicação do artigo 243 e seu parágrafo único da Constituição da República, com a didática e necessária EXPROPRIAÇÃO das terras em que se verificou a existência de trabalho escravo, bem como o CONFISCO de todo e qualquer bem que possa ser havido em decorrência da exploração do trabalho escravo, a serem revertidos para fins de reforma agrária ou a fundo com destinação específica.

Quem sabe vocês aceitem nossa dica de um PACTO CIVILIZATÓRIO e assinem um ACORDO interpartes?

Vocês, mais dia menos dia, vão ser questionados pelos vizinhos decentes que vão perder visitantes, turistas e compradores.

Vocês estão se isolando do mundo civilizado e se adentrando mais e mais na barbárie.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Este artigo é o décimo e último da série “Dossiê Bento Gonçalves”, composta por 10 artigos inéditos de Adeli Sell que foram publicados nos últimos dias.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.