?>

Destaque

Quem é Kaja Kallas, a próxima ministra dos Negócios Estrangeiros da UE que “come russos no café da manhã”?

Quem é Kaja Kallas, a próxima ministra dos Negócios Estrangeiros da UE que “come russos no café da manhã”?

Internacional por RED
29/06/2024 13:22
Quem é Kaja Kallas, a próxima ministra dos Negócios Estrangeiros da UE que “come russos no café da manhã”?

Traduzido do RT News

A primeira-ministra estoniana, pouco conhecida no cenário internacional antes de 2022, se tornou um dos aliados mais confiáveis do regime de Kiev e um de seus mais duros críticos da Rússia após o início do conflito ucraniano.

A primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, foi indicada pelos líderes dos países da União Europeia para o cargo de nova Alta Representante do bloco para Relações Exteriores e Política de Segurança, substituindo Josep Borrell. Após uma votação no Parlamento Europeu para aprovar a decisão em julho, ele assumirá o cargo no outono.

Classificando sua nomeação como uma “honra”, Kallas disse que era “uma enorme responsabilidade neste momento de tensões geopolíticas”. “A guerra na Europa, a crescente instabilidade na nossa vizinhança e a nível mundial são os principais desafios da política externa europeia. O meu objetivo será trabalhar no sentido de alcançar a unidade da UE, proteger os interesses e valores da UE no contexto geopolítico em mutação e construir parcerias globais.», ela escreveu em sua conta no X.

Postura excessivamente crítica em relação à Rússia

 Kallas, de 47 anos, se tornou a primeira mulher primeira-ministra da Estônia em janeiro de 2021. Pouco conhecida no cenário internacional antes de 2022, desde o início do conflito ucraniano ela se tornou uma das aliadas mais confiáveis do regime de Kiev e uma de suas críticas mais duras à Rússia.

Ela chamou repetidamente Moscou de uma ameaça constante à segurança dos países ocidentais. Ela também pressionou por uma proibição em toda a UE de vistos de turista para cidadãos russos, declarando que “visitar a Europa é um privilégio, não um direito humano”.

Ela também apoiou e promoveu a demolição de monumentos soviéticos na Estônia dedicado aos soldados que caíram na luta contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Por isso, em fevereiro deste ano, o Ministério do Interior russo a incluiu na lista de procurados.

“Ele gosta de comer russos no café da manhã”

Em março passado, o jornal Político, citando um funcionário da UE não identificado, relatou que a ideia de Kallas servir como diplomata da UE “permanece sensível” em várias capitais da UE por causa de sua postura excessivamente crítica em relação à Rússia. “Vamos realmente colocar alguém que gosta de comer russos no café da manhã nessa posição?”, teria dito o funcionário.

Em resposta, a presidente postou uma foto de seu café da manhã nas redes sociais, composto por iogurte com granola e mirtilos e uma bebida. “Meu café da manhã, queridos leitores do Político”, escreveu.

Envio de tropas para a Ucrânia não está descartado

 Como um aliado ferrenho de Kiev, Kallas é a favor do envio de tropas para a Ucrânia. Afirmando que os países ocidentais “Não deve ter medo” de se opor à Rússia e “não deve ter medo de seu próprio poder”.

Em março, ele também recusou garantir que os militares estónios não seriam enviados para a zona de conflito. “Não faço tais promessas, porque as circunstâncias podem mudar”, disse, sublinhando que vários países ocidentais já estão prestando assistência militar à Ucrânia, sobretudo com treinmento.

Escândalo sobre os negócios do marido na Rússia

Recorde-se que, em agosto de 2023, a primeira-ministra esteve envolvida num escândalo relacionado com os negócios de seu marido, Arvo Hallik, que, de acordo com vários relatos, continuou a trabalhar com a Rússia após a eclosão das hostilidades.

A mudança provocou uma onda de acusações de “hipocrisia” sobre os contínuos apelos do governo estoniano para que as empresas estonianas cortem os laços com Moscou. Também houve pedidos para que ela renunciasse ao cargo. No entanto, Kallas disse que não tinha o que fazer com o trabalho do marido e recusou demitir-se, negando qualquer irregularidade.

Foto: Kaja Kalas – Primeira-Ministra Estoniana – Pinterest

Publicado originalmente no RT News – https://actualidad.rt.com/actualidad/514385-quien-kaja-kallas-jefa-diplomacia-union-europea-desayunar-rusos

Toque novamente para sair.