?>

Curtas

PF adia depoimento de Anderson Torres após defesa alegar piora no estado emocional e cognitivo do ex-ministro

PF adia depoimento de Anderson Torres após defesa alegar piora no estado emocional e cognitivo do ex-ministro

Eleições 2022 por RED
24/04/2023 15:00 • Atualizado em 24/04/2023 14:36
PF adia depoimento de Anderson Torres após defesa alegar piora no estado emocional e cognitivo do ex-ministro

A Polícia Federal (PF) adiou o depoimento do ex-ministro da Justiça Anderson Torres marcado para esta segunda-feira, 24, no âmbito das investigações sobre sua atuação durante as Eleições de 2022. O adiamento acontece após a defesa informar que houve uma piora no estado de saúde do ex-ministro.

De acordo com o pedido de adiamento feito à PF, os advogados alegam que “o estado emocional e cognitivo do requerente [Torres], que já era periclitante [em estado de perigo], sofreu uma drástica piora”. A defesa também disse que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal atestou a impossibilidade de Torres prestar depoimento por questões médicas no período de uma semana.

Assim que recuperado, a defesa garante o comparecimento e a cooperação do ex-ministro.

O depoimento foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira, 20, a pedido da PF. A nova data ainda não foi marcada.

Investigações

Torres será ouvido no processo que apura a sua atuação durante o segundo turno das Eleições de 2022. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) entregue ao Ministério da Justiça mostra que, entre 28 e 30 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou 2.185 ônibus no Nordeste, região onde Luiz Inácio Lula da Silva venceu no primeiro turno.

A PRF é subordinada ao Ministério da Justiça e era comandada na época por Silvinei Vasques, também investigado pelas blitze nos ônibus.

De acordo com o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, o trabalho da corporação durante as eleições apresenta anomalias: concentração de operações no Nordeste, mudanças no planejamento inicial, e uma determinação para a PRF atuar em conjunto com a PF durante o segundo turno.

A PF também apura a viagem que Anderson Torres fez à Bahia na véspera do segundo turno com a justificativa de reforçar o contingente de trabalho da PRF contra supostos crimes eleitorais. A Bahia é um dos estados em que Lula recebeu mais votos no primeiro turno das eleições.

Segundo o g1, o ministro Alexandre de Moraes assegurou ao ex-ministro “o direito ao silêncio e garantir de não autoincriminação, se instado a responder a perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo”.


Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.