?>

Curtas

O uso da internet no mundo da arte é um desafio, afirma pesquisadora

O uso da internet no mundo da arte é um desafio, afirma pesquisadora

Espaço Plural por RED
22/08/2023 15:05 • Atualizado em 23/08/2023 01:39
O uso da internet no mundo da arte é um desafio, afirma pesquisadora

A internet impactou diversos segmentos da sociedade e entre eles está as Artes. Foi dando atenção a essa combinação que Maria Amelia Bulhões, crítica de arte, pesquisadora, professora e orientadora do Programa Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolveu suas pesquisas e seu livro lançado ano passado.

Desafios: arte e internet no Brasil foi lançado pela Editora Zouk e é resultado de um projeto de pesquisa iniciado em 2015 que aborda a atuação e os desdobramentos da arte em um novo campo. A produção foi vencedora do Prêmio Sérgio Millet 2022 da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA). O prêmio é destinado a um pesquisador (associado ou não), por trabalho de pesquisa publicado.

“Na verdade, esse livro é fruto de uma pesquisa bem longa que eu venho realizando. Eu iniciei a trabalhar com arte e internet ainda em 2005, quando recém estava entrando essa pauta no ar. Eu sou da área de Artes, mas eu acho que a internet vem tendo um avanço na nossa sociedade muito importante e que nós, da área de Artes, não podemos ficar de fora desta produção. Até porque muitos artistas estão trabalhando e fazendo trabalhos super incríveis utilizando a rede como suporte, como ferramenta e como linguagem”, afirmou

A partir de 2015, a pesquisadora voltou a sua pesquisa para o Brasil com o intuito de analisar a produção e o uso da internet no sistema da arte a partir do que estudou no mestrado e no doutorado. Para a professora, o título da obra é uma representação do trabalho: “o termo é desafios porque eu acho realmente que o uso da internet no mundo da arte é um desafio”.

Assista ao programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Foto: Divulgação/Editora Zouk.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.