?>

Opinião

O dito padre e o movimento da extrema-direita golpista

O dito padre e o movimento da extrema-direita golpista

Artigo por RED
30/09/2022 12:26 • Atualizado em 30/09/2022 21:54
O dito padre e o movimento da extrema-direita golpista

De ROBERTO LEHER*

O dito padre #Kelman é a ponta do iceberg do braço bolsonarista-extremista e disposto ao Capitólio no Brasil. Não deveria ser visto como folclore. A questão de fundo, a meu ver, não é somente seu pertencimento à Frente Integralista Brasileira.

Desde que que frações bolsonaristas passaram a trabalhar para deflagrar uma crise que pudesse comprometer o processo eleitoral, abrindo vias imprevisíveis, Roberto Jefferson foi elevado ao lugar de organizador dessa opção. Kelman é Roberto Jefferson. E Roberto Jefferson é Bolsonaro. Embora sem o talento e visibilidade de Steve Bannon, pode articular milícias, clubes de armas e outras frações para engendrar a crise da via eleitoral.

Desde 2021 o PTB vem agregando tais forças da extrema-direita.

Ao se fantasiar de padre, o agente de Roberto Jefferson objetivou criar a imagem de que, fora Bolsonaro, os outros são capazes de agredir até mesmo um “padre” e o próprio cristianismo, buscando justificar a legitimidade das ações da extrema-direita fascista.

Parece evidente que esses intentos não devem se esgotar em 2022.

É um movimento que, embora com vasos comunicantes com frações burguesas relevantes, está se movendo nos dutos dos esgotos. As recentes sinalizações dos EUA e o concorrido beija-mão do grande capital reconhecendo o novo governo Lula atestam que tal movimento da extrema corre com autonomia frente ao bloco no poder.

Dadas as características dos segmentos armados e o apelo ideológico da extrema no senso comum, entendo que podemos e devemos carnavalizar (no sentido bakhtiniano) esses personagens, mas não os subestimar.

A vitória de Lula no primeiro turno, nesse prisma, é de extraordinária importância, pois reduzirá a motivação e a capacidade convocatória de franjas importantes da extrema-direita.

*biólogo, pedagogo, professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foto do Padre Kelmon – reprodução TV Globo.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.