?>

Curtas

Lula conversará com Zelensky; Ucrânia aceita proposta brasileira na ONU

Lula conversará com Zelensky; Ucrânia aceita proposta brasileira na ONU

Internacional por RED
18/02/2023 12:28
Lula conversará com Zelensky; Ucrânia aceita proposta brasileira na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá conversar por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky após o Carnaval. A ligação foi estabelecida pelos chanceleres dos dois países em reunião neste sábado, 18, na Alemanha. A informação é do portal UOL.

O Brasil entende que o agressor é o governo russo de Vladimir Putin, mas não entrará na guerra para apoiar a Ucrânia. Ontem, 17, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o país não enviará munições para tanques ucranianos.

A postura do Itamaraty é de participar das interlocuções e das conversas em busca da paz e encerramento da invasão.

Mauro Viera está em Munique, na Alemanha, participando da 59º Conferência de Segurança, onde se encontrou com o chanceler ucraniano e representantes de outros países.

Resolução na ONU

O Brasil sugeriu incluir uma proposta que pede o fim das hostilidades em uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento será votado na semana que vem durante a Assembleia Geral.

A Ucrânia se posicionou favorável a proposta brasileira para aceitar o pedido de encerramento dos conflitos. A resolução marca um ano da invasão.

Leia mais: Brasil não enviará munição para tanques à Ucrânia, afirma ministro


Com informações do UOL

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.